http://etfc.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.
RSS

consumo moderado de cerveja após exercícios físicos

prática esportiva
 
 
O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os
resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja "ajuda
na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos
antioxidantes e anti-inflamatórios das art
 
20/09/2011 | 19:10 | 
 
Um estudo apresentado nesta terça-feira (20) em Bruxelas comprova que o
consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto
a água para a hidratação, segundo especialistas médicos.
 
Esta é uma das conclusões apresentadas no "VI Simpósio Europeu de
Cerveja e Saúde", onde participaram especialistas em medicina, nutrição
e alimentação da União Europeia.
 
O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os
resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à
ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso.
"Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois
do exercício era recomendável", explicou Castillo.
 
A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja "não prejudica
a hidratação após o exercício". Tomar cerveja seria "a mesma coisa que
tomar água", por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a
todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação
 
"Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à
ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água", disse
Castillo, que também afirmou que durante as conferências será
apresentado outro estudo que descarta que exista "qualquer relação"
entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver "barriga de
chopp".
 
O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os
resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja "ajuda
na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos
antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias".
 
Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular,
como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne
a arterioesclerose, segundo a pesquisa.
 
Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para
determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da
cerveja "sem", embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais
positivos.
 
De qualquer forma, Estruch ressaltou a importância de "consumir a
cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a
dieta mediterrânea".
 
Maria Teresa Fernandez Aguilar, pesquisadora da Agência da Saúde de
Valência, informou sobre os efeitos benéficos da cerveja sem álcool para
as mães lactantes. Ela citou o estudo que demonstrou que crianças
amamentadas por mães que consumiram duas cervejas sem álcool durante a
lactação têm menos possibilidades padecer de doenças como câncer e
arteriosclerose, devido à transmissão dos componentes antioxidantes de
bebida.
 
"Os resultados nos surpreenderam", afirmou Maria Fernandez,
acrescentando que a cerveja sem álcool seria mais recomendável que
outras bebidas gasosas com base química.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário